FC Porto Pictures, Images and Photos

11 dezembro 2007

Porto vence e segue na Liga dos Campeões

O FC Porto bateu esta noite o Besiktas em jogo da 6ª e última jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões e arrebatou o 1º lugar no Grupo. Depois da derrota em Liverpool, todas as equipas do grupo partiram para a última jornada com possibilidades de passar à fase seguinte e Jesualdo Ferreira não facilitou apresentando o seu melhor onze para levar de vencida os turcos. O Porto iniciou o jogo com a seguinte equipa: Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile; Lucho, Paulo assunção e Raul Meireles; Tarik Sektioui, Lisandro e Quaresma. Suplentes: Nuno, Cech, Mariano Gonzalez, João Paulo, Bolatti, Hélder Postiga e Adriano.
Num jogo decisivo para as aspirações da equipa na Liga dos Campeões, os azuis entraram determinados a marcar cedo, impondo um ritmo forte e pressionando os turcos logo à saída do seu meio campo. Gritou-se golo aos 8 minutos da partida quando Lisandro Lopez cabeceou para as redes do mítico Rustu mas o auxiliar haveria de erradamente considerar que o argentino estava fora de jogo. O Porto continuou por cima do jogo e muito a espaços o Besiktas se libertava e quase sempre pelos pés de Matías Delgado, um jogador acima da média sempre muito interventivo nas jogadas de ataque.
O final da primeira parte aproximava-se e os azuis intensificavam o seu domínio e já mereciam estar a vencer depois de dois remates de Tarik e Bosingwa que encontraram o guarda redes Rustu. Até que, após um canto na direita do ataque a bola sobra para Raul Meireles que à entrada da área devolve para que Tarik na cara do guarda redes fizesse a assistência para Lucho marcar o seu 3º golo na presente edição da Liga dos Campeões. Uma jogada caricata, já que toda a defesa turca guarda redes incluido, pararam a protestar fora de jogo de Tarik e este com todo o tempo do mundo faz a assistência para Lucho facturar. O Porto saia a vencer para o intervalo, como primeiro do seu grupo ainda que o Liverpool estivesse a vencer o Marselha por 3-0 ( o Liverpool fez 16 golos em 3 jogos ).
Para a segunda parte o estádio do Dragão viu um Porto controlador, equilibrado a defender e rápido a sair para o contra ataque, aproveitando o balanceamento atacante do Besiktas que ainda assim não conseguia criar perigo para Hélton. Aos 62 minutos numa jogada de contra ataque perfeita Quaresma parte a defesa turca, tabela com Lisandro que o coloca na cara de Rustu onde não costuma falhar. Estava feito o segundo golo dos Dragões que alcançava a segurança para encarar o resto do desafio tranquilamente. A vitória percebia-se já não iria fugir, assim como o primeiro lugar no grupo.
Até final Jesualdo procedeu a alterações na equipa, fazendo descansar algumas unidades como Lucho e Fucile, mas o Porto até podia ter goleado esta fraca equipa do Besiktas que fora de portas é demasiado dócil para encarar a experiente equipa do Porto, que mais uma vez fez uma boa exibição contribuindo com 3 preciosos pontos para o Ranking da UEFA. Os azuis seguem, uma vez mais, para os oitavos de final da liga milionária e agora irá encontrar um dos seguintes adversários segundos classificados no seu grupo:
Schalke 04 (Alemanha) ; Olympiakos (Grécia) ; Celtic (Escócia) ;Roma (Itália) ;Arsenal (Inglaterra) ; Lyon (França) ; Fenerbahçe (Turquia)

Sem comentários: